Arquitetos
Localização
Discovery Pavilion of the Plains of Abraham, 835 Avenue Wilfrid-Laurier, Québec, QC G1R 5H8, CanadaArquiteto responsável
Shohei ShigematsuAno do projeto
2016Fotografias
MNBAQ, Idra Labrie, OMA / Luxigon, Provencher-Roy, OMA
O primeiro projeto do OMA no Canadá - a expansão do Musée National des Beaux-Arts du Québec (MNBAQ) - atingiu seu ponto mais alto. Estendendo-se do Parc des Champs-de-Bataille à Grande-Allée, os três volumes empilhados da galeria assumiram sua silhueta definitiva na construção do museu, que tem conclusão prevista para 2016.
Galerias permanentes e temporárias ocupam a metade inferior do museu, ao passo que o Pavilhão Charles-Baillairge assume a porção superior da estrutura, projetando-se em balanço sobre um grande hall externo de 14 metros de altura. Internamente, um grande elevador e uma escada em espiral, complementados pela escada externa em balanço, oferecem diversas alternativas de percurso que criam uma montagem sequencial de perspectivas para a cidade e o parque.
"Além da extensão do museu, nossa ambição era proporcionar uma extensão para a cidade e o parque", disse o sócio responsável pelo projeto, Shohei Shigematsu. "Como a topografia das colinas do entorno, as caixas das galerias e a cobertura acessível formam um 'deslizamento' que estende o museu em direção ao parque. As galerias pairam sobre o Grand Hall, que servirá como uma praça urbana para as funções públicas do museu."
"Buscando revelar em vez de oprimir", segundo descreve o OMA, o MNBAQ recua em relação à Igreja St. Dominique, permitindo que esta continue a ser o ícone da região.
"Nossa ambição é criar uma nova presença dramática para a cidade, mantendo, ao mesmo tempo, uma abordagem respeitosa, mesmo furtiva, em relação ao entorno do museu existente", acrescentou Shigematsu.
O OMA New York venceu o concurso para o Musée National des Beaux-Arts du Québec em 2010. O projeto começou a ser construído em 2013 e deve ser aberto ao público no início de 2016. Saiba mais sobre o projeto aqui.